quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Bauhaus

A Bauhaus foi uma escola de design, artes plásticas e arquitectura de vaguarda que funcionou entre 1919 e 1933 na Alemanha.
A Bauhaus foi uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado Modernismo no design e na arquitectura, sendo uma das primeiras escolas de design do mundo.
A escola foi fundada por Walter Gropius a 25 de Abril de 1919, a partir da reunião da Escola do Grão-Duque para Artes Plásticas com a Kunstgewerberschule
.
A maior parte dos trabalhos feitos pelos alunos nas aulas-oficina foi vendida durante a Segunda Guerra Mundial. A intenção primária era fazer da Bauhaus uma escola combinada de arquitetura, artesanato, e uma academia de artes, e isso acabou por ser a base de muitos conflitos internos e externos que se passaram na escola.
Walter Gropius pressentiu que começava um novo período da história com o fim da Primeira Guerra Mundial
e decidiu que a partir daí dever-se-ia criar um novo estilo arquitectónico que refletisse essa nova época. O seu estilo tanto na arquitetura, como na criação de bens de consumo primava pela funcionalidade, custo reduzido e orientação para a produção em massa, sem se limitar apenas a esses objetivos.
O próprio Gropius afirma que antes de um exercício puro de racionalismo funcional, a Bauhaus deveria procurar definir os limites desse objectivo, e através da separação daquilo que é meramente arbitrário do que é essencial e típico, permitir ao espírito criativo construir algo novo em cima da base tecnológica já adquirida pela humanidade. Por essas razões Gropius queria unir novamente os campos da arte e artesanato, criando produtos altamente funcionais e com atributos artísticos.
Gropius foi o diretor da escola de 1919 a 1929, sendo sucedido por Hannes Meyer e Ludwig Mies van der Rohe.
A Bauhaus foi subsidiada pela Républica de Weimar
. Após uma mudança de governo em 1925, a escola mudou-se para Dessau.
Em 1933 ocorre uma nova mudança, em que a escola passa para Berlim, devido à perseguição do recém-implantado governo nazista.
Em 1933, após uma série de perseguições por parte do governo nazista, a Bauhaus fecha. A escola foi considerada uma frente comunista, especialmente porque muitos artistas russos trabalhavam ou estudavam ali, sendo muitos deles perseguidos e mortos. Contudo, a Bauhaus teve um impacto fundamental no desenvolvimento das artes e da arquitectura do ocidente da Europa.

1 comentário:

  1. Tá ficando Giro...

    aproveita o comentário e se empolga mais em escrever (cuidado com a cópia do wikipedia) e comparar o pasado com o presente.

    ei... o "design" do blog ta tão pobrezinho...

    customiza ele mais deixa mais com a 'cara' de vocês.

    Apos que conseguem.

    Força

    Salomão

    ResponderEliminar