segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Jesper Just



Jesper Just nasceu em Copenhaga em 1974. Estudou na Royal Danish Academy of Fine Arts em 2003, e é representado pela Gallen Chritina Willson em Copenhaga, pela Galerie Emmanuel Perrotin em Paris e pela Perry Rubenstein Gallery em Nova Iorque. Realizou exposições por vários países.

O desenvolvimento das personagens é o ponto central nos filmes apresentados. Existe um desenvolvimento existencial, e consequentemente individual, dos protagonistas nas suas relações. Os filmes em apresentação mostram uma intensidade, comum a todo o trabalho de Just, da relação de fronteiras entre o sonho, a ficção e a realidade.

Os filmes lidam com uma complexidade psicológica que convida à interpretação. Os trabalhos de Just têm uma influência assumida da estética do filme noir – dramas repletos de atitudes cínicas– e caracterizados pelos ambientes atmosféricos e narrativas abertas. Just usa convenções sociais para comunicar ideias de poder numa expressão que, apesar da falta de clareza, é intima.

Os trabalhos fílmicos de Just deixam uma sensação de irrealidade. Qualquer tentativa de encontrar explicações ou fechar as narrativas, deixa os observadores com respostas mas não o suficiente para serem concretas.

Sem comentários:

Enviar um comentário