terça-feira, 10 de novembro de 2009

Peter Behrens

Peter Behrens foi um arquiteto e designer alemão, tendo sido considerado por muitos o primeiro designer da História. Foi um dos arquitectos mais influentes da Alemanha e um dos fundadores da Deutcher Werkbund e foi também consultor artístico da AEG (Allgemeine Elektricitäts Gesellschafft).

Pioneiro em responder à demanda da civilização industrial através da arquitetura que influenciou o Movimento Moderno alemão e o que hoje chamamos de Desenho Industrial.
Juntou-se á Colónia de Artistas de Darmstadt.
Trabalhou na AEG em projetos elétricos e em comunicação visual e gráfica.
Introduziu uma nova expressão para a monumentalidade da arquitetura europeia com a Fábrica de Turbinas da AEG - primeiro edifício alemão em aço e vidro (1908-1909) - e o complexo de apartamentos para os trabalhadores da AEG, em Henningsdorf (1910-1911). Também desenvolveu projetos no estilo neoclássico, atendendo a necessidades do cliente, nos escritórios de Dusseldorf, para a Mannesmann AG (1911-1912), Companhia Continental de Borracha (1913-1920) e a Embaixada Alemã em São Petersburgo (1911-1912).
Foi nomeado diretor da Escola de Arquitetura de Viena.

Com uma produção considerada exemplar do Expressionismo Alemão, teve importantes seguidores como Le Corbusier, Walter Gropius e Mies van der Rohe.

Sem comentários:

Enviar um comentário